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Pode Botar Meu Nome No Sapo

Diory

“Pode Botar Meu Nome No Sapo”: firmeza de Exu e proteção

Em “Pode Botar Meu Nome No Sapo”, de Diory, a ameaça popular de feitiço vira declaração de proteção e pertencimento de terreiro. Ao saudar “Laroyê Exu Homem, Laroyê Exu Mulher”, a faixa afirma a força guardiã de Exu em expressões masculina e feminina — em muitas casas, associadas a Exu e Pombagira — e enfrenta estigmas sobre essas entidades. As menções diretas a Exu e aos Orixás situam a canção no universo das religiões afro-brasileiras. Quando diz “Pode botar meu nome no sapo, galinha ou bode”, evoca o imaginário do feitiço por simpatia e dos sacrifícios ritualizados para afirmar firmeza: “os meus de frente nunca tá com fome” indica que as entidades guardiãs estão cuidadas e ativas. “Saravá” surge como saudação da Umbanda, e “Se ao acaso passar pelo guardião, eu quero ver demandar contra os Orixás” reforça que qualquer “demanda” esbarra em Exu, guardião das encruzilhadas.

A voz lírica se dirige a possíveis adversários espirituais e curiosos, sustentada pela ancestralidade. O verso “Quem me enviou foi o Pai dos Pais, aquele que criou nosso pai Oxalá” aponta para o criador supremo — Olorum/Zambi, acima de Oxalá na cosmologia iorubá — elevando o respaldo espiritual ao nível máximo. A mensagem é de confiança: proteção dos Orixás, firmeza com Exu e respeito à linhagem. Com o guardião à frente, saudações feitas e entidades de frente alimentadas, a canção afirma que nenhuma demanda prospera.

Composição: Diory Canêdo. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


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