Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 33.889

Saudade do Sertão: A Modernização e a Perda das Tradições em 'Civilização'

A música 'Civilização', interpretada pelo Forrozão Sela Rasgada, é uma expressão nostálgica e crítica em relação às mudanças trazidas pela modernização no sertão nordestino. Através de uma narrativa pessoal, o eu-lírico descreve o choque ao retornar ao seu lugar de origem e encontrar um cenário muito diferente daquele que guardava em suas memórias. A letra da música destaca a substituição de elementos tradicionais da vida sertaneja por itens modernos, como a troca do lampião pela energia elétrica e do pote de barro pela geladeira.

Essas mudanças são vistas com um olhar melancólico, pois representam a perda de uma simplicidade e autenticidade que caracterizavam a vida no sertão. O eu-lírico lamenta a ausência de objetos e práticas que tinham significado cultural e afetivo, como o oratório para orações, a chaleira para o café e o chifre usado para guardar rapé. A música reflete sobre como a 'civilização' pode levar ao esquecimento de tradições que formam a identidade de um povo.

A canção também aborda a relação entre o homem sertanejo e seus animais, como os burros e os vaqueiros, que são parte integrante da cultura do campo. A modernização alterou essa dinâmica, deixando saudades de um tempo em que a vida era mais integrada com a natureza e os ciclos da terra. 'Civilização' é um tributo à memória do sertão e um alerta sobre a importância de preservar as raízes culturais diante do avanço inexorável da modernidade.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Forrozão Sela Rasgada e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção