
Ilê Ayê
Gilberto Gil
Orgulho negro e ancestralidade em “Ilê Ayê” de Gilberto Gil
“Ilê Ayê”, interpretada por Gilberto Gil, é uma celebração afirmativa da identidade negra e da valorização cultural afro-brasileira. O refrão repetido – “Que bloco é esse? Eu quero saber. É o mundo negro que viemos mostrar pra você” – destaca a força do bloco afro Ilê Aiyê, símbolo de resistência e orgulho em Salvador. Gil utiliza versos como “somos crioulo doido, somos bem legal, temos cabelo duro, somos black power” para exaltar características físicas e culturais negras, que antes eram alvo de preconceito, mas aqui são apresentadas como motivo de orgulho e beleza.
A música também traz um tom provocativo ao abordar a relação entre brancos e negros, especialmente no trecho “Branco, se você soubesse o valor que o preto tem, tu tomava um banho de piche, branco, e ficava preto também”. Gil sugere que, se os brancos reconhecessem a riqueza da cultura negra, gostariam de fazer parte dela, mas ressalta que certos saberes, como “minha malandragem” e “minha filosofia”, não podem ser simplesmente ensinados ou apropriados. A menção à “bengala branca em Santa Luzia” faz referência à cegueira, indicando que só quem busca enxergar além do superficial pode compreender a profundidade dessa cultura.
O contexto do álbum “Refavela” e a influência do FESTAC 77, festival que aproximou Gilberto Gil das raízes africanas, aparecem na mistura de ritmos afro-brasileiros, funk e reggae. A mensagem central de “Ilê Ayê” é celebrar a ancestralidade africana, promover o orgulho negro e afirmar o Ilê Aiyê como símbolo de resistência e valorização cultural no Brasil.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Gilberto Gil e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: