Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 328.604

A Celebração da Música e da Cultura em 'Palco' de Gilberto Gil

A canção 'Palco', composta e interpretada por Gilberto Gil, um dos grandes nomes da música brasileira, é uma celebração da arte de performar e da riqueza cultural que um artista traz consigo ao subir ao palco. A letra da música é uma metáfora para a experiência de apresentar-se ao vivo, onde Gil compara sua alma ao cheiro de talco, algo que remete à pureza e à novidade, como 'bumbum de bebê'. Essa comparação pode sugerir a sensação de renovação e alegria que o artista sente ao se apresentar, como se cada show fosse um novo nascimento para sua alma artística.

A referência a Luanda, capital de Angola, e o 'louco bumbum do tambor' evocam a conexão com as raízes africanas da música brasileira, um elemento frequentemente presente no trabalho de Gil. A música também fala sobre a presença do divino e do espiritual na arte, onde o 'Deus-Sol' é mencionado como um sinal na testa de alguns, simbolizando talvez a iluminação e a inspiração que a música proporciona. A 'deusa-música' pede para derramar o bálsamo e fazer o canto fluir, o que pode ser interpretado como um chamado para a cura e para a expressão livre através da música.

Por fim, a repetição do verso 'Fogo eterno pra afugentar / O inferno pra outro lugar' sugere a música como uma força purificadora, capaz de afastar as energias negativas e criar um espaço de celebração e positividade. Gilberto Gil, conhecido por sua habilidade de misturar gêneros e sua atuação no movimento Tropicália, utiliza 'Palco' para expressar o poder transformador da música e a importância da expressão cultural como um meio de conexão e transcendência.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Gilberto Gil. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Titi. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Gilberto Gil e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção