
Samba-Enredo 2024 - Uma Joia da Bahia - Símbolo de Preservação! Entre Contos e Tambores, Viva a Mata de São João!
G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé
A Exaltação da Bahia e Suas Raízes no Samba-Enredo da Acadêmicos do Tatuapé
O samba-enredo "Uma Joia da Bahia - Símbolo de Preservação! Entre Contos e Tambores, Viva a Mata de São João!" da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé é uma verdadeira homenagem à riqueza cultural e natural do estado da Bahia. Através de sua letra, a escola celebra as tradições afro-brasileiras, a natureza exuberante e a fé que permeiam a identidade baiana.
A menção ao tambor e ao Alujá no início da canção remete à ancestralidade africana e à sua influência na música e religiosidade do povo baiano. A figura de Xangô, o orixá do trovão e da justiça, é invocada, simbolizando a força e a proteção. A letra também faz referência aos tupinambás, povos indígenas da região, e à chegada dos portugueses, representados pela expressão 'Caraíba de além-mar'.
A música ainda celebra a culinária típica, com pratos como vatapá, quindim e acarajé, e a fé, com menções a Iemanjá, a Senhora dos Navegantes, e ao Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade de Salvador. A letra é um convite para preservar e celebrar a cultura baiana, reconhecendo-a como uma joia preciosa da criação. A escola de samba se posiciona como portadora dessa mensagem, levando-a para o desfile no carnaval, onde a festa e a devoção se encontram.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: