Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 4.136

Samba-Enredo 2024 - Sou Lia de Itamaracá, Cirandando a Vida Na Beira do Mar

GRES Império da Tijuca

Ciranda de Emoções: A Homenagem a Lia de Itamaracá no Samba-Enredo da Império da Tijuca

O samba-enredo 'Sou Lia de Itamaracá, Cirandando a Vida Na Beira do Mar' da GRES Império da Tijuca é uma vibrante homenagem à icônica Lia de Itamaracá, uma das mais importantes representantes da cultura popular brasileira, em especial do folclore nordestino. A letra da música exalta a força e a beleza da cultura afro-brasileira e da tradição da ciranda, uma dança de roda típica da região de Pernambuco, onde Lia é uma figura emblemática.

A música começa invocando as Iabás, divindades femininas das religiões de matriz africana, e saúda Nanã, uma orixá associada à sabedoria e à ancestralidade. Essa saudação estabelece uma conexão espiritual e cultural com as raízes africanas, reforçando a identidade e a resistência do povo afro-brasileiro. A letra prossegue descrevendo a vida simples e rica em tradições na Ilha de Itamaracá, local onde Lia vive e tira inspiração para sua arte.

O refrão é um convite para entrar na roda e cirandar, ou seja, participar da dança coletiva que simboliza união e alegria. A música também faz referência ao trabalho árduo dos reis e rainhas do cotidiano, que ganham a vida com o suor de seu trabalho sob o sol. A menção ao 'Galo da Madrugada', um famoso bloco de carnaval de Recife, e ao próprio carnaval, onde Lia se torna uma estrela, destaca a importância da festa como expressão máxima da cultura popular e da identidade do povo. Através do samba-enredo, a Império da Tijuca celebra a negritude, a música e a figura de Lia de Itamaracá como símbolos de resistência cultural e orgulho afro-brasileiro.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Eduardo Katata / JC Couto / Henrique Badá / Ferreti da Ponte / Sérgio Gil / GILSINHO OLIVEIRA / Gabriel Machado Charuto / Gabriel Cascardo Gavião. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Tales. Revisão por Tales. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de GRES Império da Tijuca e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção