
Yuuzora No Kami Hikouki
Hajime no Ippo
Persistência e começo em “Yuuzora No Kami Hikouki”
Como primeiro tema de encerramento de Hajime no Ippo (eps. 1–25), interpretada por Mori Naoya, “Yuuzora No Kami Hikouki” amarra a série ao gesto de começar. A letra aponta diretamente para isso em “それが第一歩になる” (isso vira o primeiro passo), ecoando o “primeiro passo” do título Hajime no Ippo. O autoencorajamento vira ação concreta: a página do caderno onde se escreveu “daijoubu” (tá tudo bem) é rasgada para virar um avião de papel — a coragem literalmente sai do papel.
As imagens tornam a mensagem simples e prática. O avião de papel simboliza sonhos frágeis, porém persistentes; o céu do entardecer e o pedido “amanhã, tomara que dê tempo” marcam a passagem do tempo e a urgência de avançar; o vento de “batendo muitas vezes no vento” é a resistência dos treinos e das lutas. Há empatia no impulso de agir por “alguém de cor triste”, e há recusa em tratar a meta como inalcançável nos “pássaros que não voam” que “não querem achar o céu alto demais”. A curva emocional vai de “penso demais” e “fico ansioso por pouca coisa” ao gesto de acreditar; acreditar já conta como primeiro passo, e repetir “não caia” cria hábito de persistência até que “o sonho não termine como sonho”.
Esse equilíbrio entre ansiedade e coragem explica por que a canção seguiu ressoando além do anime, motivando versões e remixes ao longo dos anos (Miura Jam em 2021, KameMusic em 2022 e uma versão em espanhol em 2023). A ideia central permanece direta: enfrentar o vento, mirar o entardecer e continuar lançando o avião — alto, longe, por muito tempo.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Hajime no Ippo e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: