
Desostenta
Igor Kannário
Crítica social e esperança em "Desostenta" de Igor Kannário
Em "Desostenta", Igor Kannário desafia a lógica da ostentação ao mostrar que exibir riqueza não garante poder ou felicidade. A música critica a busca por validação social através do consumo, como fica claro no trecho: “Você ostenta o que não tem pra tentar parecer mais feliz, mas não sabe que pra ser alguém tem que agir ao contrário do que você diz”. Essa mensagem reforça o posicionamento do próprio Kannário, que já afirmou em entrevistas que ostentar não traz felicidade verdadeira e que é importante viver de acordo com a própria realidade.
A letra também aborda questões profundas como racismo estrutural e desigualdade social, relacionando a cultura da ostentação à manutenção do poder da elite branca. No verso “E o sistema tem a cor do racismo e da escravidão. Cada vez que você dá valor à roupinha de marca e à ostentação. A elite burguesa é branca, que é dona das lojas de grife”, Kannário denuncia como o desejo por marcas de luxo reforça o domínio econômico e simbólico da elite, enquanto a população negra e periférica é incentivada a consumir, mas raramente se beneficia desse sistema. Ele ainda alerta para as consequências desse ciclo, como frustração, criminalidade e a influência negativa sobre jovens e crianças da comunidade.
Nos versos finais, a música traz uma mensagem de esperança: “Sonhar, nunca desistir, ter fé, pois fácil não é, nem vai ser. Tentar até se esgotar suas forças. Se hoje eu tenho, quero dividir. Ostentar pra esperança levar e o mundo sorrir”. Kannário propõe uma nova ostentação, baseada no compartilhamento, inspiração e luta coletiva, incentivando a valorização de conquistas reais e a solidariedade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Igor Kannário e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: