
Samba-Enredo 2010 - Brasil de Todos Os Deuses
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ)
Diversidade religiosa e união em “Samba-Enredo 2010 - Brasil de Todos Os Deuses”
"Samba-Enredo 2010 - Brasil de Todos Os Deuses", da G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ), celebra a convivência harmoniosa entre diferentes tradições religiosas como parte fundamental da identidade brasileira. A letra vai além de apenas citar religiões, construindo uma narrativa em que indígenas, brancos, negros e imigrantes contribuem para um mosaico espiritual único. Isso fica claro em versos como “Num país da cor da miscigenação / De tanto Deus, tanta religião / Pro povo, feliz, cultuar”, que reforçam a ideia de que a diversidade religiosa une o povo brasileiro, em vez de separá-lo. O samba, assim, cumpre o papel de promover uma mensagem de paz e harmonia, alinhada ao tema do desfile daquele ano.
A canção faz referências diretas ao sincretismo religioso do Brasil, mencionando Tupã (divindade indígena), a cruz do cristianismo e os orixás das religiões afro-brasileiras. Também destaca a influência dos imigrantes, que trouxeram “traços de tradições, laços das religiões”. O contexto do desfile, pensado como um manifesto pela paz, aparece na letra ao apresentar a fé como fonte de esperança e confiança, como nos versos “A fé enche a vida de esperança / Na infinita aliança / Traz confiança ao caminhar”. O refrão, “A Imperatriz é um mar de fiéis / No altar do samba, em oração / É o Brasil de todos os deuses! / De paz, amor e união”, resume o espírito do samba: a escola de samba se torna símbolo dessa união religiosa, usando o carnaval como espaço para celebrar coletivamente a fé e a diversidade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: