
Samba Enredo 2006
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ)
Heroísmo e romance em “Samba Enredo 2006” da Imperatriz
“Samba Enredo 2006”, da G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ), celebra a trajetória de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, destacando tanto o heroísmo quanto o romance que marcaram suas vidas. A música faz referência direta à influência de Garibaldi na literatura, como no verso “Uma história de luta e paixão que Alexandre Dumas assim descreveu”, mostrando como a vida do casal inspirou obras e se tornou lendária. O samba narra as batalhas de Garibaldi pelo mundo em busca de liberdade, conectando esses feitos ao lema “Um por todos e todos por um”, que reforça o espírito de união e fraternidade, valores centrais tanto na história do casal quanto no Carnaval carioca.
A letra também enfatiza a importância do Brasil, especialmente Santa Catarina, na vida de Garibaldi. O trecho “A santa e bela Catarina virou seu chão” destaca o papel do território brasileiro, enquanto “Quando viu Anita, ele se apaixonou / Amada, valente, guerreira / Com ele, na paz e na dor” reconhece o protagonismo de Anita como parceira de lutas e amores. O samba adota um tom festivo em versos como “A alegria tomou conta da cidade / Vou me acabar de verde-e-branco, cheio de felicidade”, transmitindo o entusiasmo do Carnaval e a identificação da escola com os ideais de coragem, amor e união. Assim, a música transforma uma narrativa histórica em uma celebração vibrante desses valores, conectando passado e presente da Imperatriz Leopoldinense.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: