
Samba-enredo 2005 - Brasil: se Deus é por nós, quem será contra nós?
G.R.C.S. Império de Casa Verde (SP)
Futuro, esperança e homenagem em "Samba-enredo 2005 - Brasil: se Deus é por nós, quem será contra nós?"
"Samba-enredo 2005 - Brasil: se Deus é por nós, quem será contra nós?", do G.R.C.S. Império de Casa Verde (SP), une uma visão futurista e crítica do cenário mundial com uma celebração otimista da identidade brasileira. O trecho “Vejo o fim do então primeiro mundo / O medo do futuro é universal” faz referência ao enredo do desfile, que imaginava um Brasil resiliente diante de crises globais, como a "vaca louca" e a "gripe do frango". Essas menções a problemas internacionais reforçam a ideia de que, mesmo em meio a adversidades que afetam o planeta, o Brasil mantém sua esperança e alegria, representadas pelo carnaval e pelo samba: “Bate forte bateria, eu quero é carnaval”.
A música também presta homenagem a Chico Ronda, fundador e patrocinador da escola, falecido no ano anterior. Isso aparece nos versos: “Eis um nobre idealista / Revolucionário imperial / Saudade, vá de encontro ao infinito / Nesse imenso azul e branco / Que hoje serve de manto / Pra esse ser iluminado”. As cores azul e branca remetem à escola, enquanto a saudade expressa o luto e a gratidão por Chico Ronda, figura fundamental para o Império de Casa Verde. Ao exaltar o povo brasileiro como “otimista e guerreiro”, a letra destaca a capacidade de superação e adaptação diante das dificuldades, tema central do samba e do desfile. O tom festivo e esperançoso se intensifica no final, com a chegada de um novo dia e a celebração do “sagrado paraíso da alegria”, símbolo do carnaval e do próprio Brasil.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.C.S. Império de Casa Verde (SP) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: