
La valse à mille temps
Jacques Brel
O amor em movimento em "La valse à mille temps" de Jacques Brel
Em "La valse à mille temps", Jacques Brel transforma a estrutura da valsa em uma metáfora clara para a evolução do amor. A música começa com um ritmo mais lento, representando o início tímido de um relacionamento, como no verso “Au premier temps de la valse / Toute seule tu souris déjà” (No primeiro tempo da valsa / Sozinha você já sorri). À medida que a canção avança, o ritmo acelera, simbolizando o crescimento da paixão e a multiplicação das possibilidades do amor. O desenvolvimento do relacionamento é marcado por versos como “On est deux tu es dans mes bras” (Somos dois, você está nos meus braços), até chegar ao ápice do amor compartilhado: “il y a toi, y'a l'amour et y'a moi” (há você, há o amor e há eu).
O contexto de criação da música, iniciada por Brel em um táxi em Casablanca, reforça a ideia de movimento e viagem, tanto física quanto emocional. Paris é mencionada como cenário e testemunha do romance, como em “Paris qui bat la mesure” (Paris que marca o compasso), tornando a cidade parte da história do casal. A repetição e a aceleração dos versos refletem a intensidade crescente do sentimento, culminando na “valsa a mil tempos”, onde Brel afirma que os amantes têm “trois cent trente-trois fois le temps de bâtir un roman” (trezentas e trinta e três vezes o tempo de construir um romance). Essa hipérbole expressa o desejo de eternizar o amor, mostrando que, para Brel, cada compasso da valsa é uma nova oportunidade de recomeçar e se apaixonar novamente.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Jacques Brel e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: