
Democracy Don't Work
Jimmy Cliff
Crítica social e desigualdade em “Democracy Don't Work”
Em “Democracy Don't Work”, Jimmy Cliff faz uma crítica direta à distância entre o ideal democrático e a realidade enfrentada por populações marginalizadas, como povos indígenas e países em desenvolvimento. Ele destaca a exclusão e a desigualdade ao afirmar: “Democracy is built up only for the elite” (A democracia é construída apenas para a elite) e ao expor a justiça seletiva: “if you got money then justice you can buy but if you ain't got any then you know you might die” (se você tem dinheiro, pode comprar justiça, mas se não tem, pode acabar morrendo). Esses versos mostram como, na prática, o sistema democrático favorece quem já possui poder econômico e social, deixando os mais vulneráveis à margem. Cliff reforça essa visão em entrevistas, onde aponta que a democracia promete igualdade, mas não entrega justiça real para todos.
A música também critica a hipocrisia de valores proclamados, como “in God we trust” (em Deus confiamos), que contrastam com a realidade de exclusão e parcialidade. Cliff afirma que, enquanto persistirem racismo, classismo e governos desumanos, a democracia não cumprirá seu papel de garantir paz e verdade. O verso “Democracy is a rod that leads to tyranny” (A democracia é uma vara que leva à tirania) alerta para o risco de o sistema se tornar opressor sem justiça social e solidariedade. Assim, “Democracy Don't Work” é um convite à reflexão sobre as falhas estruturais dos sistemas políticos e a necessidade de união e justiça verdadeira para todos.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Jimmy Cliff e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: