Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 28.079

A Homenagem à Resiliência Andina em 'Mamita'

A música 'Mamita', interpretada pelo grupo K'ala Marka, é uma expressão poética que homenageia a força e a resiliência das mulheres andinas, em especial as mães que enfrentam as adversidades da vida no altiplano. A letra descreve a dura realidade do campo, onde o sol nasce sobre terras geladas e as mulheres, com suas vestimentas tradicionais desgastadas pelo tempo, cuidam do rebanho e da terra.

A 'pollera', saia típica, dança ao vento enquanto a protagonista da canção, uma figura materna, encontra na folha de coca um alívio para a luta diária. As ojeras, ou olheiras, são vistas como um símbolo de orgulho, uma marca da devoção à Pachamama, a Mãe Terra na cosmovisão andina. A música também destaca a espiritualidade dessa mulher, que reza pela terra, e questiona sobre os sonhos que ela pode ter perdido ao longo da vida.

A canção prossegue descrevendo as marcas físicas deixadas pelo trabalho árduo, como os pés calejados e a pele enrugada, comparando-as à terra fértil que tanto oferece. Apesar das dificuldades, o amor materno brilha intensamente, e a 'Mamita' é amada e adorada. A imagem final é de celebração, com a mulher dançando no altiplano, comparada a uma estrela, com a lua refletindo suas tranças negras, simbolizando a beleza e a força que emergem da adversidade.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de K'ala Marka e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção