
PIRÂMIDE (part. Alee)
Klisman
Ironia e orgulho periférico em “PIRÂMIDE (part. Alee)”
“PIRÂMIDE (part. Alee)”, de Klisman, usa a metáfora do “esquema de pirâmide” para ironizar o preconceito e a desconfiança que recaem sobre o sucesso de pessoas negras e periféricas em Salvador. O verso “É tanto cash que entra na conta do nego parece esquema de pirâmide” expõe como a ascensão financeira desses jovens é vista com suspeita, sugerindo que, para muitos, só seria possível enriquecer por meios ilícitos. Klisman responde a esse estigma com orgulho, destacando que conquistou respeito e dinheiro sem recorrer à violência, como mostra o trecho “Bolaram por que eu fiz a porra da grana sem ter que pegar na minha peça”, onde “peça” significa arma.
O contexto do álbum “CHTC? (Centro Histórico Tá Como?)” e o bordão “CH tá lindão!” reforçam o sentimento de pertencimento e resistência. A letra aborda a luta diária, a necessidade de se proteger e a celebração da cultura local, como em “Correndo pra libertar todos meus nego” e “Minha vida é insana / Eu não confio em ninguém / Eu só confio em mim”. Referências ao “negro drama” e à superação de dificuldades históricas conectam a vivência do centro histórico à luta maior da população negra. O verso “Africa, foda se a Roma, mah rapaz” expressa orgulho das raízes e rejeição à opressão. O refrão “Bitch por cima da bitch / Pirâmide” pode ser interpretado como ostentação, mas também como crítica à superficialidade de certos prazeres. A mistura de trap com groove baiano reforça a identidade regional e a autenticidade do relato, tornando a faixa um retrato direto e multifacetado da vida no centro histórico de Salvador.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Klisman e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: