
Folie à Deux
Lady Gaga
Como “Folie à Deux” cria um refúgio afetivo a dois
Partindo de um termo clínico, “Folie à Deux” transforma a “loucura a dois” em abrigo afetivo, não em diagnóstico. A faixa é uma declaração de cumplicidade e um espelho terno da Harley Quinn de Joker: Folie à Deux, onde o amor cria um mundo à parte. “Take my hand, stay here, my friend” (Pegue minha mão, fique aqui, meu amigo) e “In our minds, we’d be just fine / If it were only us two” (Em nossas mentes, ficaríamos bem / Se fôssemos só nós dois) delineiam esse refúgio sem julgamento. Ao cantar “They might say that we’re crazy / But I’m just in love with you” (Eles podem dizer que somos loucos / Mas eu só estou apaixonada por você), Lady Gaga contrapõe o estigma à própria certeza e aponta o destino: “I know where we’re going... it’s a heaven / An island... a paradise” (Eu sei para onde estamos indo... é um céu / Uma ilha... um paraíso).
O título francês, que nomeia um raro transtorno compartilhado, vira metáfora do “louco de amor”, reforçada pelo trocadilho “Insane in love with you” (louco de amor por você). A leitura oscila entre intensidade afetiva e ironia ao rótulo de “insanos”, em sintonia com o filme, um musical jukebox no qual a canção se integra a reinterpretações que iluminam os personagens. O projeto complementar Harlequin, em que Lady Gaga explora jazz, funk, blues e pop, amplia essa paleta emocional da Harley. Repetições e vocais sem palavras (“ah-ah”) criam suspensão e acolhimento, como se o tempo desacelerasse no paraíso privado, consolidando a serenidade que guia a voz da música.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Lady Gaga e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: