
Seteadora
LAJA
Violência urbana e poder feminino em "Seteadora" de LAJA
"Seteadora", de LAJA, explora o universo do drill latino ao retratar a realidade das ruas e a dinâmica de poder entre gangues. Um ponto central da música é o uso do termo "seteadora" para representar mulheres que armam situações perigosas, mostrando que o papel feminino no contexto urbano pode ser tanto de sedução quanto de ameaça. Isso fica evidente no verso “Me gustan seteadoras y culonas, la ganga también la detona”, em que o artista associa a figura feminina à ação e ao perigo, destacando sua influência no ambiente das gangues.
A letra mistura espanhol e inglês, o que reforça a influência multicultural e a conexão com o cenário global do hip-hop. Referências a armas e confrontos, como “con pistola, con el gatillo digo: Hola” (com pistola, com o gatilho eu digo: Olá) e “púyalo” (esfaqueia ele), deixam claro o clima de tensão e violência constante. O uso de gírias dominicanas, como “tola” (arma de fogo), e expressões como “get back” (retaliação), dão autenticidade à narrativa. A menção à “llorona”, tradicionalmente uma figura folclórica de luto, é usada de forma pejorativa para descrever alguém considerado fraco ou covarde, ampliando o tom de desprezo e desafio. Imagens recorrentes de morte e zombificação, como “salieron en The Walking Dead” (saíram em The Walking Dead) e “se paran es porque son zombis” (se levantam porque são zumbis), sugerem que a violência é tão presente que transforma as pessoas em figuras insensíveis, quase mortas-vivas, reforçando o clima sombrio e impiedoso da música.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de LAJA e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: