
Samba-Enredo 1999 - Educação, um Salto Para a Liberdade Por Paulo Freire
G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera (SP)
Educação e liberdade em “Samba-Enredo 1999 - Educação, um Salto Para a Liberdade Por Paulo Freire”
A música “Samba-Enredo 1999 - Educação, um Salto Para a Liberdade Por Paulo Freire”, do G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera (SP), coloca a educação no centro da luta por justiça social, inspirando-se diretamente nas ideias de Paulo Freire. O verso “No quadro negro a nossa luta continua” mostra a sala de aula como espaço de resistência e transformação, enquanto “guerra de caneta na mão” reforça que o conhecimento é a principal arma contra a opressão. A letra usa imagens de luz, como “Um clarão reluz, mudança”, para simbolizar o despertar coletivo e a esperança de um futuro melhor, especialmente para jovens e crianças, que são vistos como protagonistas dessa mudança.
A homenagem a Paulo Freire fica clara em “E Paulo Freire está presente em nós”, reconhecendo sua influência na educação e na cultura popular brasileira. A música também destaca a luta contra o preconceito e a defesa de uma educação inclusiva: “O saber, não se difere por camadas sociais”. Ao afirmar “Moço, não abro mão dos meus direitos”, a letra convoca à consciência cidadã e à valorização dos direitos individuais e coletivos. O refrão “Eu quero amor / Eu quero amar em liberdade” resume o desejo de uma sociedade mais justa, onde a educação é o caminho para a liberdade e a felicidade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera (SP) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: