J'remercie
Lim
Gratidão amarga e realismo social em “J'remercie” de Lim
Em “J'remercie”, Lim apresenta uma visão direta e sem rodeios sobre gratidão, indo além dos agradecimentos convencionais. O rapper valoriza tanto os gestos de sua mãe, que enfrentou dificuldades para trazê-lo ao mundo, quanto a influência da rua, que ele chama de “deuxième famille, la rue” (segunda família, a rua). Essa referência mostra como o ambiente das periferias francesas, apesar de perigoso, é fundamental para a formação de identidade e sobrevivência de muitos jovens. Lim reconhece que a rua pode ser tanto um risco quanto um suporte, refletindo sua própria trajetória em meio à marginalização e à necessidade de se adaptar para sobreviver.
A música também se destaca pelo tom irônico e sincero ao agradecer até mesmo aos “keufs” (policiais) que o agrediram, chamando-os de “BATARDS” (bastardos) no final. Isso revela um ressentimento claro, mas também uma aceitação amarga de que essas experiências negativas ajudaram a moldar sua personalidade. O rap surge como uma forma de escapar da realidade difícil e buscar ascensão social, enquanto o envolvimento com o “stupp” (tráfico de drogas) é citado como uma necessidade, não como algo glamouroso. Ao afirmar que entende por que “finirai mes jours en Afrique” (vou terminar meus dias na África), Lim faz uma crítica à exclusão social e ao sentimento de não pertencimento enfrentado por muitos descendentes de imigrantes na França. Assim, “J'remercie” é um relato honesto sobre como até as cicatrizes mais dolorosas fazem parte da construção da própria história.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Lim e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: