
Ode Ao Tempo
Maneva
Reflexão sobre saudade e mudanças em “Ode Ao Tempo”
"Ode Ao Tempo", do Maneva, aborda de forma direta como a passagem do tempo afeta nossas vidas, especialmente ao lidar com perdas e mudanças. Logo no início, o verso “Me pego sofrendo por tudo que ficou pra trás” revela o tom nostálgico da música, mostrando como é difícil aceitar que certos momentos e pessoas não voltam mais. A letra foi inspirada por reflexões sobre saudade e as transformações inevitáveis que todos enfrentam, destacando a ausência de amigos e parceiros: “amigos, parceiros, pessoas que não vemos mais”. Esse trecho evidencia o sentimento de perda e a dificuldade de lidar com despedidas silenciosas, como em “adeus sem palavras, histórias cruzadas, que não se encontram mais”.
A canção também utiliza imagens para mostrar o impacto do tempo, como em “Faz do branco amarelo, furioso com o belo, sina dos mortais”, sugerindo que o tempo altera tudo, inclusive a beleza e a inocência, e que essa mudança é parte da condição humana. O verso “Que não existe o presente, passa de repente, o agora já ficou pra trás” reforça a ideia de que o presente é passageiro e rapidamente se transforma em passado. Dessa forma, "Ode Ao Tempo" propõe uma reflexão sincera sobre a transitoriedade da vida, a saudade e a necessidade de aceitar que o tempo segue seu curso, sem pausas.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Maneva e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: