Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 27.373

Samba-Enredo 2012 - Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira

G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)

A Celebração do Samba e da História: Mangueira e Cacique de Ramos

A música "Samba-Enredo 2012 - Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira" é uma celebração da cultura do samba e da história de duas importantes instituições do carnaval carioca: o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Estação Primeira de Mangueira e o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. A letra exalta o samba como a voz do morro, uma expressão autêntica da identidade cultural brasileira, e destaca a emoção de unir Cacique e Mangueira, duas entidades que representam a tradição e a resistência do samba.

O segundo verso homenageia os 'bambas', termo que se refere aos mestres do samba, e menciona o 'novo Palácio do Samba', que pode ser interpretado como uma referência ao local onde o samba é celebrado e preservado. A tamarineira e Oxóssi, uma divindade das religiões afro-brasileiras, são símbolos da conexão com as raízes africanas e com a natureza, elementos fundamentais na formação do samba. A música também faz uma reverência à boemia e aos antigos carnavais, ressaltando a importância de manter viva a memória dessas tradições.

Por fim, a letra enfatiza a resiliência e a imortalidade do samba, citando o Fundo de Quintal, um grupo influente no cenário do samba, e o refrão 'Agonizar não é morrer', que reforça a ideia de que, apesar das adversidades, o samba e a cultura que ele representa não desaparecerão. A Mangueira é apresentada como realizadora de sonhos e a música termina com um lembrete do orgulho e do respeito conquistados por aqueles que mantêm viva a tradição do samba.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Igor Leal / Junior Fionda / Lequinho / Paulinho Carvalho. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por João. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção