
Samba-Enredo 1986 - Caymmi Mostra Ao Mundo o Que a Bahia e a Mangueira Tem
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)
Bahia e Mangueira celebram raízes em “Samba-Enredo 1986”
"Samba-Enredo 1986 - Caymmi Mostra Ao Mundo o Que a Bahia e a Mangueira Tem", do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, é uma homenagem vibrante à união entre a cultura baiana e a tradição do samba carioca. A letra destaca elementos marcantes da Bahia, como o candomblé, a culinária típica e a musicalidade de Dorival Caymmi, transformando o desfile em uma celebração das raízes afro-brasileiras. Trechos como “Tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé” reforçam a fusão entre Bahia e Rio de Janeiro, mostrando que a festa do samba também é uma festa da cultura baiana, com seus sabores, ritmos e religiosidade.
O samba-enredo faz referências diretas à Lavagem do Bonfim, aos orixás Iemanjá e Iansã, e ao Gantois, terreiro de candomblé fundamental para a cultura baiana. Ao citar “Mangueira vê no céu dos orixás o horizonte rosa no verde do mar”, a letra mistura as cores da escola com o cenário baiano, simbolizando integração e respeito entre as tradições. A presença de Dorival Caymmi, homenageado e participante do desfile, é celebrada como inspiração e símbolo da Bahia, enquanto a Mangueira é exaltada como “berço do samba” e “supercampeã”. O clima é de festa, orgulho e reverência às raízes culturais que unem Bahia e Mangueira, transmitindo emoção e pertencimento.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: