
Samba-Enredo 1988 - 100 Anos de Liberdade, Realidade Ou Ilusão?
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)
Reflexão sobre liberdade e desigualdade em "Samba-Enredo 1988 - 100 Anos de Liberdade, Realidade Ou Ilusão?"
"Samba-Enredo 1988 - 100 Anos de Liberdade, Realidade Ou Ilusão?", da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, faz uma crítica direta à distância entre a abolição formal da escravidão e a realidade vivida pela população negra no Brasil. O verso "Será, será que já raiou a liberdade ou se foi tudo ilusão?" questiona se a Lei Áurea realmente trouxe liberdade ou apenas mudou a forma de opressão. Cem anos após a abolição, o samba destaca que muitos negros passaram da senzala para a favela, como mostra o trecho "Livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela", apontando que a exclusão social e econômica substituiu a escravidão explícita.
A letra também exige reconhecimento pela contribuição do povo negro na construção do país, como em "Moço, não se esqueça que o negro também construiu as riquezas do nosso Brasil". Ao mencionar Zumbi dos Palmares, o samba reforça a importância da resistência e da luta por direitos. A metáfora da "aquarela" representa a diversidade brasileira, mas também provoca reflexão sobre quem realmente se beneficia dessa mistura. O samba, escolhido como hino do Dia da Consciência Negra, une denúncia e esperança, defendendo que a verdadeira liberdade só será alcançada quando houver igualdade real para todos.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: