
Samba Enredo 1997 - O Olimpo É Verde e Rosa
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)
Olimpíadas e orgulho carioca em “Samba Enredo 1997 - O Olimpo É Verde e Rosa”
"Samba Enredo 1997 - O Olimpo É Verde e Rosa", da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ), faz uma ponte criativa entre a tradição dos Jogos Olímpicos e o sonho do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2004. A música destaca o papel da Mangueira como símbolo de esperança e renovação, comparando a escola de samba a um "santuário da esperança" e relacionando sua importância à dos próprios Jogos Olímpicos, que unem povos e celebram a paz.
A letra percorre a história dos Jogos desde a Grécia Antiga, citando Zeus e a transformação de Olímpia em um local sagrado, além de mencionar episódios marcantes como a interrupção dos Jogos por Nero, que "fez a chama do olimpo se apagar". O samba conecta esse passado ao presente ao citar diretamente a candidatura do Rio em versos como "Dois mil e quatro / É o sonho brasileiro", mostrando o desejo nacional de sediar o evento. Além disso, exalta valores como juventude, saúde, igualdade e liberdade, ao afirmar que "é o esporte na cultura da criança" e ao associar o verde e rosa da Mangueira ao Olimpo. O tom otimista reforça a ideia de que o Rio, de "braços abertos", está pronto para receber o mundo, celebrando o espírito olímpico no cotidiano brasileiro por meio do samba e do carnaval.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: