
Samba Enredo 1999 - O Século do Samba
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)
Mangueira celebra a história e renovação em “Samba Enredo 1999 - O Século do Samba”
"Samba Enredo 1999 - O Século do Samba", da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, transforma a história do samba em um desfile de homenagem e memória. A música destaca nomes fundamentais do gênero, como Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, Sinhô, Ismael Silva e Candeia, reconhecendo suas contribuições para a cultura brasileira. O verso “Vai buscar quem foi pra longe / Prá matar minha saudade / Recordar a praça onze em poesia” faz referência à Praça Onze, local histórico do samba carioca, e expressa a saudade dos grandes mestres já falecidos. Essa homenagem é reforçada pelo desfile da escola, que celebrou 14 personalidades marcantes do samba.
A letra também valoriza a tradição e a continuidade do samba. Trechos como “O mundo é um eterno moinho / Meu berço 'folhas secas' vão caindo / As novas vão crescer em seu caminho” mostram que, apesar da perda dos antigos mestres, novas gerações continuam a manter viva a essência do samba. Ao citar músicas e expressões clássicas, como “Pelo telefone” (primeiro samba gravado) e “Deixa falar” (nome da primeira escola de samba), a canção reforça o tom nostálgico e celebrativo. Versos como “Mangueira hoje o povo te aclama / Nossa majestade, o samba” e “Tua voz uma bandeira!” destacam a Mangueira como símbolo e porta-voz do samba, reafirmando seu papel central na preservação e renovação dessa tradição centenária.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: