Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 344.753

Clandestino

Manu Chao

Clandestino: A Voz dos Invisíveis na Grande Babilônia

A música 'Clandestino', do artista franco-espanhol Manu Chao, é um hino que retrata a vida dos imigrantes ilegais e a sua luta constante pela sobrevivência em terras estrangeiras. A letra é um relato poético e melancólico da realidade enfrentada por aqueles que são forçados a viver à margem da sociedade, muitas vezes invisíveis aos olhos da lei e desprovidos de direitos básicos.

A expressão 'grande babylon' faz referência à Babilônia, uma antiga cidade que, na cultura popular, é frequentemente associada a um lugar de corrupção e decadência. Neste contexto, a 'grande babylon' simboliza as metrópoles modernas, onde a desigualdade e a exclusão social são realidades palpáveis. O protagonista da canção se identifica como 'clandestino', uma pessoa que vive escondida e em constante movimento para evitar ser capturada pelas autoridades por 'não levar papel', ou seja, por não ter documentação legal.

A repetição de nacionalidades e a menção à 'Mano Negra clandestina' ampliam a narrativa para além de uma experiência individual, apontando para um fenômeno global de migração e marginalização. Manu Chao, conhecido por sua música de protesto e engajamento social, utiliza a canção para dar voz aos que são frequentemente silenciados e para criticar as políticas de imigração restritivas que forçam muitos a viverem como fantasmas nas cidades que buscam chamar de lar.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Bad e Maria. Revisões por 12 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Manu Chao e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção