
ROMPEU O COURO (part. Juçara Marçal, BK, Baco Exu do Blues e Anelis Assumpção)
Marcelo D2
A Resistência e a Alma do Samba em 'ROMPEU O COURO'
A música 'ROMPEU O COURO', de Marcelo D2, com participações de Juçara Marçal, BK, Baco Exu do Blues e Anelis Assumpção, é uma poderosa manifestação de resistência e identidade cultural. A letra aborda temas como a luta contra a opressão, a preservação da alma e a importância do samba como símbolo de resistência. Desde o início, a música deixa claro que os passos do narrador são guiados por uma força interna, uma sabedoria ancestral que não pode ser corrompida.
A metáfora do couro que rompe e do caxambu que ressoa é uma referência à percussão e ao ritmo, elementos fundamentais do samba e da cultura afro-brasileira. O couro rompido simboliza a quebra das correntes da opressão e a libertação da voz e da alma. A repetição do refrão reforça a ideia de que, enquanto o samba viver, a alma e a resistência também viverão. A música também critica a passividade diante da injustiça e a hipocrisia daqueles que se dizem justos, mas não agem contra o ódio e a violência.
Os versos de BK e Baco Exu do Blues trazem uma perspectiva contemporânea, abordando a luta diária dos jovens negros nas periferias, a busca por dignidade e a recusa em vender a alma por dinheiro ou status. A participação de Anelis Assumpção e Juçara Marçal adiciona uma camada de feminilidade e ancestralidade, destacando a força das mulheres na luta e na preservação da cultura. A música é um grito de resistência, um chamado à ação e uma celebração da identidade negra e do samba como formas de resistência e expressão cultural.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Marcelo D2 e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: