
Tá Patrão
MC Guimê
Ascensão e orgulho periférico em “Tá Patrão” de MC Guimê
Em “Tá Patrão”, MC Guimê transforma itens de consumo como Nike Shox, Oakley e carros importados em símbolos de conquista e ascensão social. Diferente do funk tradicional, que costuma abordar as dificuldades da periferia, a música celebra o chamado "funk ostentação" – movimento que Guimê ajudou a popularizar. Nesse contexto, o luxo e o status são exibidos como troféus, especialmente em versos como “Portando o kit de nave do ano / Essa é a nossa condição” e “Tênis Nike Shox, Bermuda da Oakley / Camisa da Oakley, olha a situação”. A repetição da expressão “tá patrão” reforça a ideia de ter alcançado um novo patamar, vivendo como um "patrão", alguém que conquistou respeito e poder dentro do seu meio.
A letra também transmite um clima de festa e celebração, mostrando o grupo se preparando para a noite, escolhendo roupas de marca e curtindo a atenção das mulheres e dos paparazzi. Isso aparece em frases como “Quando dá uma hora da manhã / É que o bonde se prepara pra vibe” e “As mais top vem do nosso lado / Ficam surpresas, ganha mó moral”. O videoclipe, dirigido por KondZilla, foi essencial para consolidar a estética visual da ostentação, influenciando toda uma geração de artistas do funk. Apesar do novo estilo de vida, Guimê faz questão de lembrar suas origens com a frase “A picadilha pode ser de boy / Mas não vale esquecer que somos vida loca”, mostrando que o orgulho e a identidade periférica continuam presentes. Assim, a música celebra conquistas materiais sem perder o vínculo com as raízes.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de MC Guimê e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: