
Líricopatas (part. Alves, Mr Dreka, Samurai e Smile)
MC Sid
Crítica social e autenticidade em “Líricopatas (part. Alves, Mr Dreka, Samurai e Smile)”
“Líricopatas (part. Alves, Mr Dreka, Samurai e Smile)”, de MC Sid, é uma música que expõe a obsessão dos artistas pela autenticidade e profundidade das letras, ao mesmo tempo em que critica a superficialidade e a busca vazia por fama no rap nacional. O próprio título, “Líricopatas”, sugere uma compulsão pela criação lírica, reforçada por versos como o de Alves: “sonha ser original só cantando cover”, apontando para a falta de originalidade e a tendência de alguns artistas em apenas repetir fórmulas já conhecidas, sem inovar ou trazer algo próprio.
A letra traz relatos pessoais e críticas sociais diretas. Mr Dreka destaca o vazio do sucesso material ao dizer: “Eu devia tá sorrindo por ter vencido na vida / Mas acho isso uma piada um tanto quanto perigosa”, mostrando que reconhecimento e dinheiro não resolvem questões internas ou dores do passado. Samurai aborda a dura realidade das periferias com imagens fortes, como “almoçar o coração pra ter o que comer”, e questiona o papel do rap como ferramenta de transformação social, citando Sabotage como referência. Smile reforça que a maldade muitas vezes nasce da imprudência, não de uma essência ruim, e critica a hipocrisia social ao comparar “bala perdida” com “playboy armado de carro e bebida”.
MC Sid encerra reafirmando o compromisso com a verdade das ruas, a lealdade à família e à banca, e a recusa em se vender. A produção de DJ Caique transforma a faixa em um manifesto sobre o rap como espaço de denúncia, reflexão e paixão pela palavra.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de MC Sid e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: