
A Falcidade
Mestre Suassuna
Relações de confiança e fé em "A Falcidade"
A música "A Falcidade", de Mestre Suassuna, aborda de maneira direta a experiência de enfrentar falsidade e inveja, especialmente no universo da capoeira, onde confiança e respeito são essenciais. No trecho “A falsidade é o que mais tem por aí / Inveja e olho gordo e só pensa em destruir”, o artista utiliza expressões populares para denunciar comportamentos traiçoeiros e negativos. O termo “olho gordo” é uma gíria que representa o desejo de prejudicar alguém por inveja, reforçando o clima de alerta e desconfiança presente na letra. Essas referências refletem tanto vivências pessoais de Mestre Suassuna quanto situações comuns na comunidade da capoeira.
Ao dizer “já bebeu da minha água, já comeste do meu pão”, o artista expressa a decepção com pessoas próximas que, mesmo tendo recebido acolhimento e amizade, acabam traindo ou criticando. Esse desabafo revela mágoa, mas também um movimento de superação, pois a letra logo se volta para a fé: “Pois a cruz que eu carrego tem Jesus para me ajudar”. A repetição de frases como “Viva meu Deus” e “É Deus do céu, camará” destaca a importância da espiritualidade e da união. Assim, a música transmite uma mensagem de resistência e esperança, valorizando a honestidade e a proteção divina diante da hipocrisia e da inveja.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Mestre Suassuna e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: