
Vila Vintém
MULAMBA
Violência policial e resistência em “Vila Vintém” de MULAMBA
Em “Vila Vintém”, MULAMBA aborda de forma direta a violência policial nas periferias, inspirando-se em episódios reais vividos na comunidade de Vila Vintém. Frases como “Tira essa pata do meu barraco” e “Eu sinto asco da tua farda” expressam a indignação dos moradores diante da presença opressora da polícia. A música utiliza elementos do cotidiano, como “meu casaco em nome do santo” e “minha marmita”, para ressaltar a humanidade e a rotina simples dos habitantes, em contraste com a agressividade das operações policiais que invadem suas vidas.
A letra também critica a indiferença social de quem acompanha essas situações apenas pela televisão, como em “Como segue essa cena depois que eu desligo a tv / Novela da vida real que não paga cachê”. MULAMBA denuncia o consumo passivo do sofrimento alheio e a falta de empatia de quem pode ignorar a violência. O tom irônico em “Mas o que temos com isso, né galega? / É um horror tudo isso, né princesa? / Já abri uma conta na gringa, tá meu dengo? / Vamos mudar de país” evidencia o privilégio de quem pode fugir da realidade, ao contrário dos moradores das comunidades. O videoclipe, ao mostrar uma família haitiana reconstruindo sua casa após um incêndio, amplia o significado da música ao abordar também a precariedade, o racismo e a luta diária por dignidade nas periferias brasileiras.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de MULAMBA e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: