
Sebastiana
Netinho
Empoderamento e festa em “Sebastiana” de Netinho
“Sebastiana”, interpretada por Netinho, traz à tona o tema do empoderamento feminino em meio à celebração popular. A música, originalmente composta por Rosil Cavalcanti e eternizada por Jackson do Pandeiro, ganha uma nova roupagem ao ser adaptada para o axé dos anos 1990, mantendo o espírito do forró tradicional, mas com uma energia renovada. Netinho preserva o contexto histórico da canção, mas destaca ainda mais a transformação da personagem principal, Sebastiana, que se torna o centro das atenções no baile.
A letra brinca com a dualidade da personagem ao afirmar: “Tem cara de santa e gosto de mulher”, sugerindo que Sebastiana vai além das aparências e desafia expectativas. O verso “Todo mundo sabia, todo mundo entendia que chegaria a hora” reforça a ideia de que todos aguardavam o momento em que ela se revelaria. Já o trecho “Eu vi você de madrugada, num canto escuro, no pé da escada, fazendo amor” marca a transição de Sebastiana de menina para mulher, simbolizando seu amadurecimento e liberdade. A música, assim, celebra não só a alegria das festas populares, mas também a autonomia e a transformação pessoal da protagonista, tornando-se um hino de celebração à liberdade feminina.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Netinho e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: