Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 81.660

Palpite Infeliz

Noel Rosa

A Vila e o Samba: Uma Defesa Poética por Noel Rosa

A música "Palpite Infeliz" de Noel Rosa é um clássico do samba que reflete a rivalidade e o orgulho entre as escolas de samba do Rio de Janeiro na época em que foi composta, na década de 1930. A letra é uma resposta a críticas feitas à Vila Isabel, bairro do compositor, insinuando que a região não seria capaz de produzir sambas de qualidade comparável aos de outros bairros tradicionais no samba, como Estácio, Salgueiro, Mangueira, entre outros.

Noel Rosa, com sua habilidade lírica, utiliza a canção para defender a capacidade artística de sua comunidade, afirmando que a Vila Isabel não tem a intenção de superar as outras, mas sim de mostrar seu próprio valor. A música destaca a cultura do samba como algo que está no sangue dos moradores da Vila, onde até a natureza parece dançar ao som da música. A expressão "palpite infeliz" é usada para desqualificar as opiniões de quem subestima a Vila Isabel, sugerindo que essas pessoas não têm conhecimento suficiente para julgar.

A canção também aborda a ideia de que a Vila é uma 'cidade independente', que não precisa da aprovação externa para valorizar suas próprias conquistas e talentos. Noel Rosa, conhecido por sua sagacidade e domínio da palavra, usa a música para reafirmar a identidade cultural de seu bairro e a importância de reconhecer e respeitar a diversidade dentro do universo do samba.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por igor. Legendado por Renan. Revisão por Felipe. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Noel Rosa e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção