
Cem Por Cento Original (part. Cris SNJ)
Pateta Código 43
Autenticidade e resistência em "Cem Por Cento Original (part. Cris SNJ)"
A música "Cem Por Cento Original (part. Cris SNJ)", de Pateta Código 43 com participação de Cris SNJ, valoriza a autenticidade como forma de resistência nas periferias. Ao afirmar "Só quero o que é meu sem pisar em ninguém", os artistas deixam claro o compromisso com a integridade, mesmo diante das dificuldades enfrentadas diariamente. O fato de a faixa ter sido gravada no Morro da Lua, na Zona Sul de São Paulo, reforça a ligação direta com a realidade das quebradas e a luta por respeito e espaço sem abrir mão dos próprios valores.
A letra destaca que o caminho é difícil, mas a honestidade e a originalidade são armas contra a opressão e o preconceito. Trechos como "Eu me declaro inimigo de quem humilha o favelado" e "Na mira dos fardo eu sei o fardo que eu carrego" mostram o peso das dificuldades e a pressão policial, usando o termo "fardo" tanto como referência ao peso da vida quanto à gíria para policiais. Cris SNJ traz uma visão feminina e pessoal, abordando superação de traições e fome, como em "Mãos falsas estendidas me empurraram da ponte" e "Já escalei tipo o Everest pra fugir da fome". Ela valoriza o amor-próprio e a força ancestral, conectando sua trajetória à de outras mulheres periféricas. A crítica à superficialidade das relações e da internet aparece em "A internet é foda, é fonte de fantasia", alertando para a importância de manter a mente alerta. A mensagem central é a de se manter fiel a si mesmo, lutar com dignidade e usar a arte como ferramenta de transformação, mesmo sem reconhecimento imediato.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Pateta Código 43 e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: