
Caborteira
Pirisca Grecco
Resiliência e humor gaúcho em “Caborteira” de Pirisca Grecco
“Caborteira”, de Pirisca Grecco, apresenta uma abordagem original sobre a saudade, transformando esse sentimento, normalmente associado à dor, em uma companheira de jornada tratada com humor e coragem. O uso de expressões regionais como “ala putcha!” e “loco de bueno” reforça a identidade gaúcha e aproxima o ouvinte do universo do homem do campo, tornando a experiência mais autêntica e envolvente.
A letra percorre o cotidiano rural e destaca a relação do gaúcho com o Rio Grande do Sul e suas tradições. Em versos como “É a tristeza campeando um achego / e eu 'loco de bueno' tocando o cavalo”, Pirisca mostra como a melancolia pode ser suavizada pelo prazer de viver e pela conexão com a terra. A saudade é personificada como uma figura que “anda 'loca' pra vim me judiá”, mas o eu lírico enfrenta esse sentimento com irreverência: “eu tenteio, pois sou caborteiro, vou só no floreio e não vou me 'afloxá'”. O termo “caborteiro” representa alguém resiliente, que encara as dificuldades com leveza e bom humor.
O refrão reforça essa postura: “Pego essa saudade / chamo ela no 'reio' / faço 'conhece' rodeio / só pra pacholar”. Aqui, dominar e brincar com a saudade vira uma metáfora para lidar de forma criativa com os desafios emocionais. Assim, “Caborteira” celebra a força, a alegria e a autenticidade do gaúcho, misturando tradição e modernidade tanto na letra quanto na sonoridade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Pirisca Grecco e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: