
Samba-Enredo 2025 - A História Que a Borracha do Tempo Não Apagou
G.R.E.S. Porto da Pedra (RJ)
A Resistência da Amazônia no Samba-Enredo de Porto da Pedra
O samba-enredo "A História Que a Borracha do Tempo Não Apagou" do G.R.E.S. Porto da Pedra é uma celebração da resistência e da cultura dos povos indígenas da Amazônia, em especial os Munduruku. A letra começa evocando a força e a presença desses povos, simbolizados pelo Sol que brilha no Norte e pelo vento que sopra pelo Rio Tapajós. Essa introdução já estabelece um tom de reverência e conexão com a natureza, que é uma parte intrínseca da identidade e da luta desses povos.
A música aborda a exploração e a ambição que ameaçam a floresta e seus habitantes. A metáfora da flecha que mira no peito da ambição é poderosa, simbolizando a resistência dos indígenas contra a destruição de suas terras. A letra critica a industrialização e a urbanização que desconsideram os segredos e a sabedoria locais, representadas pela "barcaça" que leva o "ouro branco" – a borracha – e deixa para trás a esperança dos que sonhavam com um futuro diferente.
O refrão é um chamado à resistência e à preservação da cultura e da história. A música destaca a força e a determinação dos povos da Amazônia, que não podem ser compradas ou apagadas, nem mesmo pela "borracha do tempo". O uso de elementos culturais, como o vermelho urukum e o tigre de guerra, reforça o orgulho e a paixão que movem essa luta. O samba-enredo é, portanto, uma homenagem à resiliência e à identidade dos povos amazônicos, celebrando sua história e sua contínua resistência através do carnaval.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Porto da Pedra (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: