
Deuses Afro Baianos
Banda Reflexu's
Tradição e resistência em “Deuses Afro Baianos” da Banda Reflexu's
Em “Deuses Afro Baianos”, a Banda Reflexu's faz uma homenagem à herança africana na Bahia, destacando tanto figuras históricas quanto elementos religiosos fundamentais para a cultura afro-brasileira. Ao mencionar nomes como “Ganga Zumba” e “Menininha do Gantois”, a letra estabelece uma ponte entre a resistência dos quilombos e a liderança espiritual do candomblé, mostrando como a luta e a fé caminham juntas na preservação das tradições. A presença de orixás como Iansã, Oxumaré, Omolu, Xangô, Iemanjá, Oxóssi, Oxalá e Oxum reforça a importância dessas divindades no cotidiano baiano e na construção da identidade local.
A música valoriza símbolos da ancestralidade africana, como no verso “a deusa negra tem o cabelo duro / Suas tranças são primitivas ao Ijechá”, que exalta a beleza negra e faz referência ao ritmo ijexá, tradicional nos cultos de orixás. Trechos como “essa canção que vem dos babalorixás” e “iaô ebomim no pedido pra Xangô” demonstram respeito às lideranças religiosas e aos rituais do candomblé, além de ressaltar o papel da música e da dança como formas de resistência e louvor. Ao afirmar “o mundo tá no fim / Pois o Exu já avisou”, a canção sugere a presença de mensagens espirituais e o papel dos orixás como guias. O refrão “Abadeló oriô / Abadeló temi corajê babá” funciona como um cântico de saudação, reforçando o clima de celebração e reverência à ancestralidade afro-brasileira.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



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