
Stress
Richie Campbell
Resistência e crítica social em “Stress” de Richie Campbell
Em “Stress”, Richie Campbell expressa sua indignação diante da precariedade social e da corrupção política em seu país. A música destaca o conflito interno entre a vontade de reagir com violência, como no verso “I might just drop the music, and pick up a gun instead” (Posso largar a música e pegar uma arma no lugar), e a decisão consciente de resistir mantendo a dignidade, evidenciada no refrão “But I keep a smile on my face” (Mas eu mantenho um sorriso no rosto). Campbell retrata uma realidade insustentável, com pessoas passando fome — “my people them a suffer, them no see no bread” (meu povo está sofrendo, eles não veem pão) — e políticos descritos como incompetentes e desumanos: “How politicians them so dunce, them must be inbred” (Como os políticos são tão ignorantes, devem ser endogâmicos).
A letra funciona como um desabafo coletivo, abordando a manipulação dos pobres durante as eleições e a falta de empatia dos governantes, como em “Election time a come, you take a trip down a we yard / Watch me slap the lies outta your mouth” (Tempo de eleição está chegando, você vem até nosso bairro / Veja eu tirar as mentiras da sua boca). A metáfora do país “indo em chamas” e sendo salvo pela chuva sugere que, apesar do caos, ainda existe esperança de alívio, mesmo que venha de fora e não das autoridades. No fim, a mensagem central é de resistência: mesmo sob pressão extrema, Richie Campbell escolhe não perder a humanidade, usando o sorriso como forma de protesto e sobrevivência.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Richie Campbell e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: