Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 1.047

Plantación Adentro (part. Willie Colon)

Rubén Blades

A Verdade Oculta nas Sombras da Plantación

A música "Plantación Adentro", interpretada por Rubén Blades em parceria com Willie Colon, é uma narrativa que mergulha nas profundezas da opressão e da injustiça social vivenciada pelos trabalhadores de plantações. A letra descreve a história de Camilo Manrique, um trabalhador que morre devido aos abusos físicos cometidos pelo mayoral, ou seja, o capataz ou supervisor da plantação. A repetição do nome de Camilo e a menção à sua morte destacam a tragédia pessoal e a impunidade que a envolve.

A expressão "sombras son la gente" sugere que os trabalhadores são vistos apenas como sombras, seres sem identidade ou importância, invisíveis aos olhos da sociedade. A plantação é retratada como um lugar de sofrimento e aprendizado da verdade dura, onde a vida é marcada pela amargura e pela luta pela sobrevivência. A ironia da "morte por causa natural" após uma "tunda e'palo" (surra de pau) critica a forma como as autoridades e a sociedade fecham os olhos para a violência e a exploração dos trabalhadores.

A música também aborda a relação entre o homem e a natureza, representada pela selva que "nunca dice na'" (nunca diz nada), sugerindo a indiferença da natureza ao sofrimento humano. A cruz de madeira simples como único monumento ao falecido simboliza a falta de reconhecimento e a desumanização dos trabalhadores. Através de sua letra poderosa e melodia envolvente, Rubén Blades, conhecido por suas canções de conteúdo social e político, denuncia as injustiças e chama atenção para as histórias não contadas dos mais vulneráveis.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir Enviar tradução
Composição: C. Alonso Curet. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Rubén Blades e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção