
Canção Das Brincadeiras II
Rubinho do Vale
Infância e cultura popular em “Canção Das Brincadeiras II”
“Canção Das Brincadeiras II”, de Rubinho do Vale, celebra as brincadeiras tradicionais brasileiras e destaca seu papel fundamental na infância. A letra menciona atividades como roda, peteca, quadrilha, pique, pega-pega, esconde-esconde e amarelinha, mostrando como esses jogos fazem parte da formação das crianças e ajudam a preservar a cultura popular. O tom leve e nostálgico da música convida o ouvinte a relembrar momentos de alegria e liberdade vividos na infância, reforçando o sentimento de pertencimento e conexão com as raízes culturais.
O contexto do álbum “Enrola-Bola: Brinquedos, Brincadeiras e Canções” e a trajetória de Rubinho do Vale, conhecido por valorizar a cultura do Vale do Jequitinhonha, reforçam o objetivo da canção: transmitir às novas gerações a importância do brincar como parte da identidade brasileira. Ao citar brinquedos como diabolô, biboquê e ioiô, além de jogos como “cobra cega”, “gata pintada” e “chicotinho queimado”, a música homenageia a criatividade popular e a tradição oral. Perguntas como “quem foi que bolou o diabolô, biboquê e iô-iô” demonstram admiração pela inventividade coletiva, enquanto versos como “guarda meu anelinho bem guardadinho” e “chicotinho queimado não vai bater 'ni mim'” reforçam o clima de proteção e cumplicidade das brincadeiras. Assim, a canção convida a valorizar o brincar e a manter vivas as tradições culturais brasileiras.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



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