
Beija Flor 2025 - Álvaro Garcia e Cia
Samba Concorrente
A Força Ancestral e a Identidade do Samba
A música "Beija Flor 2025 - Álvaro Garcia e Cia" do artista Samba Concorrente é uma celebração da ancestralidade e da força cultural do povo negro no Brasil. A letra inicia evocando Xangô e Iansã, orixás do candomblé, destacando a importância da espiritualidade e da ancestralidade na formação da identidade de um indivíduo. Desde a infância, o protagonista da canção demonstra qualidades que o diferenciam, com uma certeza enraizada em suas origens e na mistura cultural que caracteriza o Brasil.
A música também aborda a importância do sincretismo religioso e da tolerância, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais gentil e inclusiva. A figura de Laíla, um importante nome do carnaval, é mencionada como um griô, um contador de histórias, que através do samba, dá voz ao povo preto e suas lutas. A letra ressalta a força e a fé do protagonista, que não esconde suas crenças nos orixás e luta por justiça, sempre com a benção de todos os santos e sambas.
O samba é exaltado como uma forma de contar histórias que vão além dos livros, histórias que vivem na memória coletiva do povo. A música termina com uma homenagem a Nilópolis, um lugar que abraça a igualdade e celebra o legado, a raça e o amor. Laíla é eternizado como um "Beija-Flor", um campeão dos campeões, que representa a identidade e a força do samba, seja na paz ou na dor.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Samba Concorrente e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: