
X-9 Paulistana - Samba-Enredo 2003
Samba-Enredo
A Deusa dos Rios e a Preservação do Rio Pinheiros
O samba-enredo da X-9 Paulistana de 2003, intitulado 'Pi Iê Rê, Jeribatiba ou Pinheiros. A Deusa dos rios clama por sua preservação. Se ele muda de curso pode mudar o curso de sua história', é uma ode à importância do Rio Pinheiros e um apelo à sua preservação. A letra começa com uma celebração do amanhecer e da alegria que a escola de samba traz para a passarela, comparando essa alegria ao fluxo de um rio.
A música faz uma viagem no tempo, lembrando que o Rio Pinheiros já teve águas cristalinas e era um presente da mãe natureza. A letra menciona a pureza dos índios que navegavam em suas águas e a figura do canoista, simbolizando a conexão ancestral com o rio. A invocação de Oxum, a orixá das águas doces, e o clamor dos negros pela liberdade, reforçam a ligação espiritual e cultural com o rio.
O samba-enredo também aborda a chegada dos bandeirantes em busca de riquezas e o impacto do progresso, como a construção de usinas e turbinas que trouxeram energia para São Paulo. No entanto, esse progresso trouxe consigo a poluição e a degradação do rio. A letra faz um apelo à reflexão sobre o impacto humano no meio ambiente, destacando a importância de preservar o Rio Pinheiros para evitar que a mudança de seu curso altere o curso da história. A música termina com um lamento da natureza, que implora por cuidado e preservação.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Samba-Enredo e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: