
Anel do Ido
Teodoro e Sampaio
Humor e crítica social em "Anel do Ido" de Teodoro e Sampaio
"Anel do Ido", de Teodoro e Sampaio, se destaca pelo trocadilho com o nome "Ido", que, repetido, soa como "doido". Esse jogo de palavras traz leveza e humor à música, ao mesmo tempo em que aborda um tema pouco comum no sertanejo: a experiência dos "dekasseguis", brasileiros descendentes de japoneses que vão ao Japão em busca de melhores condições de vida.
A letra narra a trajetória de Ido, um trabalhador japonês que retorna ao Brasil após anos de esforço no Japão, trazendo consigo um anel de ouro como símbolo de suas conquistas. O sumiço do anel durante a viagem gera uma série de situações engraçadas, como a ameaça de "quebrar no karatê" quem estiver com o anel, misturando referências à cultura japonesa com o humor característico da dupla. O refrão "Quem tá com o anel do Ido, do Ido, do Ido / Vai ter que devolver" reforça o duplo sentido e a brincadeira com a sonoridade da expressão.
A música também faz uma crítica bem-humorada à malandragem e à esperteza, como no trecho em que um personagem, embriagado, se gaba de estar com o anel no forró. Ao unir elementos culturais, crítica social e humor, "Anel do Ido" transforma a história do anel perdido em uma metáfora para os desafios e situações inesperadas enfrentadas por quem busca uma vida melhor longe de casa.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Teodoro e Sampaio e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: