
APESHIT
The Carters
Representatividade negra e poder em "APESHIT" de The Carters
A escolha de Beyoncé e Jay-Z de gravar o clipe de "APESHIT" no Louvre, cercados por obras-primas da arte ocidental, é uma provocação clara: o casal não apenas conquistou espaços de poder e riqueza, mas também desafia a exclusão histórica de pessoas negras desses ambientes. A letra reforça essa postura ao destacar conquistas materiais e independência financeira — “Stack my money fast and go / Fast like a Lambo” (Empilho meu dinheiro rápido e vou / Rápido como uma Lamborghini) —, transformando o luxo em símbolo de vitória e representatividade negra, e não apenas em ostentação.
O título "APESHIT" tem duplo sentido: além de significar "enlouquecer" ou "perder o controle", ele faz referência a expressões racistas usadas para desumanizar pessoas negras, ressignificando-as como força, energia e domínio de cena. Trechos como “I'm a gorilla in the fuckin' coupe, finna pull up in the zoo” (Sou um gorila no maldito carro, prestes a chegar no zoológico) misturam orgulho, ironia e desafio, enquanto Jay-Z se compara a figuras poderosas e faz referências à cultura pop negra, como Chief Keef e Rafiki de O Rei Leão. A música também critica instituições tradicionais, como a NFL e o Grammy, mostrando que o sucesso do casal não depende da validação desses sistemas. No fim, "APESHIT" celebra o poder negro, a autonomia e a quebra de barreiras, com atitude e confiança.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



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