
Carta
Tonico e Tinoco
Sentimentos e despedida na música “Carta” de Tonico e Tinoco
A música “Carta”, de Tonico e Tinoco, utiliza a simplicidade da linguagem caipira para transmitir sentimentos intensos de saudade, mágoa e desejo de sinceridade em um relacionamento. Logo no início, o eu lírico transforma a carta em um canal direto de desabafo, escrevendo “Em cima escrevo saudade / Em baixo aperto de mão / No meio vai minhas queixas / Extraída do coração”. Esses versos mostram o envolvimento emocional do remetente, que busca clareza e honestidade ao expor suas dores e expectativas.
O tom melancólico se aprofunda quando o narrador pede uma resposta definitiva: “Me responda sim ou não / É mió sê despresado / Do que vivê na iluzão”. Aqui, fica evidente a preferência pela verdade, mesmo que dolorosa, em vez da incerteza. A letra também critica a falta de firmeza nos relacionamentos, afirmando que “amor que não tem firmeza / sempre termina em questão”, e utiliza a metáfora “quando um morre otro vai preso / ferindo dois coração” para ilustrar como o fim de um amor machuca ambos os envolvidos. Ao final, a decisão de partir e deixar uma saudação demonstra resignação, mas também dignidade diante do sofrimento. “Carta” reflete o estilo confessional e direto de Tonico e Tinoco, mantendo viva a tradição da música caipira ao abordar temas do cotidiano com emoção genuína.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Tonico e Tinoco e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: