
Miss Sarajevo
U2
Resistência e esperança em meio à guerra em “Miss Sarajevo”
“Miss Sarajevo”, do U2, faz uma crítica direta à indiferença diante do sofrimento causado pela guerra, usando como símbolo o concurso de beleza realizado durante o cerco de Sarajevo. A letra destaca a tentativa de manter a normalidade em meio ao caos, como nos versos “Is there a time for kohl and lipstick? / A time for curling hair?” (Existe um tempo para lápis de olho e batom? / Um tempo para enrolar o cabelo?), que remetem ao evento real em que jovens desafiaram a violência ao insistirem em pequenos rituais de beleza. O cartaz “Don't let them kill us” (Não deixem que nos matem), exibido pelas participantes, ecoa na música como um apelo silencioso à humanidade, enquanto o mundo assistia sem agir.
A canção também questiona a escolha de ignorar o sofrimento alheio, como em “Is there a time for keeping your distance? / A time to turn your eyes away?” (Existe um tempo para manter distância? / Um tempo para desviar o olhar?). O solo de Pavarotti, em italiano, aprofunda o sentimento de desespero e perda de esperança: “E non so più pregare / E nell'amore non so più sperare / E quell'amore non so più aspettare” (E já não sei mais rezar / E no amor já não sei mais esperar / E por esse amor já não sei mais esperar). Ao citar referências culturais como “first communion” (primeira comunhão) e “turn to Mecca” (voltar-se para Meca), a música reforça que o sofrimento e a busca por dignidade são universais, atravessando religiões e origens. “Miss Sarajevo” se consolida como um retrato da resistência civil e um lembrete do alto custo da indiferença internacional.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de U2 e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: