Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 23.533

Que Moça É Aquela?

Umbanda

A Presença Feminina na Umbanda: Análise de 'Que Moça É Aquela?'

A música 'Que Moça É Aquela?' é uma expressão cultural e religiosa profundamente enraizada na Umbanda, uma religião afro-brasileira que incorpora elementos do catolicismo, do espiritismo e de crenças indígenas. A letra descreve a figura de uma entidade espiritual conhecida como Pombogira, especificamente a Pombogira Maria Mulambo. A descrição de seu caminhar 'estalando osso, osso por osso' e seu 'vestidinho de chita' são referências à sua manifestação física durante os rituais, onde a simplicidade e a humildade são destacadas pelo vestido de chita, um tecido simples e popular no Brasil.

A Pombogira é uma entidade que representa a feminilidade, a força e a liberdade. Ela é frequentemente associada à sexualidade e à quebra de tabus sociais, o que é sugerido pela menção de 'bebendo marafo' (uma bebida alcoólica) e 'caindo na rua', indicando uma postura desafiadora frente às convenções sociais. Maria Mulambo, em particular, é uma Pombogira que trabalha com os desfavorecidos e os marginalizados, simbolizada pelo termo 'Mulambo', que remete a alguém em condição de pobreza ou desdém social.

A música, portanto, não apenas descreve uma entidade espiritual, mas também evoca temas de resistência, empoderamento feminino e a inversão de valores sociais. Ela reflete a complexidade da espiritualidade afro-brasileira e a maneira como a Umbanda abraça e valoriza figuras que são frequentemente estigmatizadas pela sociedade.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Umbanda e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção