Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 45.009

Serenata do Adeus

Vinicius de Moraes

A Melancolia do Fim em 'Serenata do Adeus'

A música 'Serenata do Adeus', escrita pelo poeta e compositor Vinicius de Moraes, é uma obra que transborda melancolia e a dor do término de um amor. A letra utiliza a imagem da lua, um elemento recorrente na poesia lírica para falar de mudanças e ciclos, para simbolizar que o amor que existia entre os amantes já não é mais o mesmo. A lua que 'não é a mesma que te viu nascer dos braços meus' sugere uma transformação que ocorreu tanto no relacionamento quanto nos próprios indivíduos envolvidos.

A canção prossegue com a expressão da inevitabilidade da despedida, mesmo havendo o desejo de permanecer juntos ('vontade de ficar, mas tendo que ir embora'). Vinicius de Moraes explora a ideia de que amar é um processo de constante sofrimento, uma morte lenta 'pela vida afora'. A metáfora da estrela que brilha por um momento e depois morre é uma poderosa imagem para representar a efemeridade do amor e a intensidade do sentimento que, embora forte, está fadado a se extinguir.

Por fim, a música termina com uma súplica dolorosa, onde o eu-lírico pede que a amada, comparada a uma estrela, parta, mas que antes deixe uma marca indelével de dor e desilusão. A 'Serenata do Adeus' é, portanto, um lamento pela perda, uma aceitação do fim e um reflexo sobre a natureza passageira do amor, tudo isso embalado na suavidade e na profundidade lírica características de Vinicius de Moraes.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Vinícius de Moraes. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Vinicius de Moraes e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção