
Brigue Comigo, Mas Não Vá
Zezo
“Brigue Comigo, Mas Não Vá”: reconciliação e ciúme no brega
O refrão transforma a briga em estratégia de permanência: discutir é aceitável, partir não. Essa lógica afetiva, típica do brega e da seresta que Zezo representa, coloca o pedido de reconciliação acima do orgulho. A voz tenta impedir a separação quando a parceira “já fez a mala, pôs na porta”, afirmando “entre nós ainda tem jeito” e normalizando conflitos: “qualquer casal que ama briga”. As hipérboles “Eu morreria sem você aqui” e “Meu mundo é triste sem o seu calor” intensificam a dependência emocional e a urgência do apelo. Há ambiguidades que sustentam a súplica: “Momentos que vivemos tão felizes valem todos os deslizes” pode ir de pequenos atritos a traições, e “não é por uma intriga que se acaba uma paixão” pode se referir a fofoca externa ou a uma briga interna. Ao dizer “Quem ama de verdade tem ciúme”, a letra justifica o comportamento possessivo e pede compreensão para manter o vínculo: “pode até brigar comigo, mas te peço, amor, não vá”.
Composição de Joel Marques, a canção nasceu no universo sertanejo e ganhou projeção no álbum homônimo de 1996 de Zezé Di Camargo & Luciano (disco de diamante), onde a reconciliação é o foco. Na leitura de Zezo — nome forte da seresta e do brega no Norte e Nordeste, forjado nos bares de Natal — o texto soa ainda mais confessional, como um pedido noturno para a pessoa amada voltar. Esse enquadramento potencializa o gesto central: admitir falhas, aceitar a explosão da briga como parte do amor e insistir na presença, porque, para essa voz, a ausência é a verdadeira derrota.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Zezo e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: