Pular para o conteúdo

Aprenda sobre a 2nd conditional do inglês com alguns exemplos simples

Inglês · Por Felipe Oliveira

13 de junho de 2022, às 15:00

Quando estamos aprendendo um novo idioma, é comum que comecemos com estruturas simples e exemplos concretos. Porém, conforme vamos nos aperfeiçoando, temos necessidade de expandir a forma como nos comunicamos.

Por isso, quanto maior nosso nível de proficiência numa língua, melhor nossa habilidade de usá-la de forma criativa, usando a imaginação e explorando ideias abstratas para nos expressar.

A 2nd conditional é uma estrutura que nos permite falar sobre situações hipotéticas, sendo bastante utilizada em músicas. Afinal, os artistas adoram experimentar diferentes ideias, sonhos e sentimentos de maneira nem sempre literal, não é mesmo?

Então nós vamos aproveitar as melhores músicas para aprender a 2nd conditional, e te explicar direitinho como essa estrutura funciona. Vamos nessa?

Conditional type 2

As conditionals são usadas para condições e suas possíveis consequências. Geralmente são compostas por duas orações: a if-clause, que carrega a hipótese ou condição, e a main clause, que traz o seu resultado.

Ao contrário da 1st conditional, que expressa situações e resultados bastante prováveis, a 2nd conditional é utilizada para falar de coisas que dificilmente irão acontecer.

Assim, podemos usar a 2nd conditional para falar de alguma coisa que provavelmente não vai acontecer no futuro, mas que imaginamos como seria se acontecesse.

Observe esse trecho de Hey There Delilah, grande sucesso do grupo Plain White T’s:

A thousand miles seems pretty far

Mil milhas parecem bem longe

But they’ve got planes and trains and cars

Mas existem aviões e trens e carros

I‘dwalk to you if I had no other way

Eu andaria até você se não houvesse outra maneira

Nessa música, o cantor encontrou uma forma poética e romântica de dizer que faria de tudo pela sua amada. Se fosse preciso, ele iria caminhar mil milhas para encontrá-la.

Mas, como ele mesmo esclarece anteriormente, existem vários meios de transporte que podem ajudá-los, então isso não será necessário e, portanto, não vai acontecer.

A 2nd conditional também pode ser usada para falar de algo que não é verdade no presente, e que teria um resultado diferente caso fosse. Vamos ver outra música para praticar esse uso?

Coincidentemente, A Thousand Miles, hit de Vanessa Carlton, também usa a 2nd conditional para falar da distância e da vontade de ver a pessoa amada. Confira:

‘Cause you know I‘d walk a thousand miles

Porque você sabe que eu andaria mil milhas

If I could just see you

Se eu pudesse apenas ver você

Tonight

Essa noite

Perceba como a ideia é a mesma da canção anterior: a possibilidade de caminhar mil milhas para ver o seu par romântico. Porém, nesse caso, a realidade do presente aparece como um empecilho. Ela não pode vê-lo essa noite, então imagina o que faria se pudesse.

2nd conditional na prática

Agora que você sabe como usar a 2nd conditional, veremos como formar as frases com essa estrutura. Já vimos que as frases na condicional possuem uma oração principal, a main clause, e a oração da condicional, chamada de if-clause.

Na conditional type 2, a if-clause fica no passado simples, enquanto a main clause é acompanhada pelo verbo modal would. Pode ser que algum outro verbo modal seja usado (como could, should e might), mas o uso do would é muito mais comum e frequente.

  • If + simple past + would + verb

Veja alguns exemplos:

If-clause (Condição)Main Clause (Resultado)
If I won the lottery,
Se eu ganhasse na loteria,
I would quit my job.
deixaria o meu emprego.
If we traveled together,
Se nós viajássemos juntos,
we would have so much fun.
iríamos nos divertir bastante.
If she played the drums,
Se ela tocasse bateria,
she would join the band.
se juntaria à banda.
If you had a car,
Se você tivesse um carro,
you would drive me to school.
me levaria para a escola.

Nos dois primeiros exemplos, temos projeções de situações hipotéticas. Assim, ganhar na loteria e viajar são coisas que não devem acontecer no futuro, e portanto, as suas consequências também não.

Já nos dois últimos exemplos estamos falando de situações que não são verdadeiras no presente. Ou seja, imaginamos uma situação diferente no presente e a consequência que ela teria se fosse verdade.

Ah, e podemos também mudar a ordem da if-clause e da main clause, ok? Como vimos nos exemplos, quando a if-clause vem primeiro e a main clause vem depois, elas são separadas por vírgula. Mas quando a main clause inicia a frase e depois vem a if-clause, a vírgula não é usada.

Assim, as frases que usamos de exemplo ficariam desse jeito:

  • I would quit my job if I won the lottery.
  • We would have so much fun if we traveled together.
  • She would join the band if she played the drums.
  • You would drive me to school if you had a car.

Vamos ver mais músicas para ajudar a fixar?

Wherever You Will Go, do The Calling, é um exemplo bem didático para a gente começar a perceber a estrutura do 2nd conditional. Veja:

If I could, then I would

Se eu pudesse, então eu iria

I’ll go wherever you will go

Irei aonde quer que você vá

Temos a if-clause com o verbo can no passado simples, e logo depois a main clause com o verbo modal would. Essa passagem da canção não possui uma construção completa, pois os verbos could e would não são acompanhados por outros verbos. Porém, conseguimos entender o sentido da letra por ela estar na 2nd conditional.

Além de falar de vontades e situações hipotéticas, a conditional type 2 também pode ser usada para dar conselhos ou advertências. Acompanhe com um trecho de i hate u, i love u:

If you wanted me, you would just say so

Se você me quisesse, você apenas diria

And if I were you, I would never let me go

E se eu fosse você, eu nunca me deixaria ir

Veja que  gnash usa essa estrutura para mostrar à parceira o que ele faria se estivesse no lugar dela. É muito comum usar a expressão “if I were you” para esse tipo de situação.

Aliás, você percebeu que foi usado “If I were” em vez de “If I was”, como estamos acostumados a ver o verbo to be ser conjugado no passado com a primeira pessoa do singular?

Isso porque quando estamos falando de hipóteses e situações imaginárias na 2nd conditional, o correto é usar sempre o were como passado do verbo to be, mesmo com I, he, she e it.

A melhor forma de praticarmos isso é com If I Were a Boy, da diva Beyoncé:

If I were a boy

Se eu fosse um garoto

I would turn off my phone

Eu desligaria meu telefone

A música inteira apresenta uma situação hipotética, onde a cantora imagina quais seriam as suas ações caso fosse um homem. Com a intenção de mostrar a diferença entre homens e mulheres, a canção usa a 2nd conditional num grande exercício poético de imaginação.

2nd conditional: teste seus conhecimentos

Agora que você já sabe as regras básicas, que tal fazer esses exercícios para descobrir o quanto você aprendeu sobre a 2nd conditional?

Continue estudando inglês com música

Você sabe que quanto mais estudar, melhor seu inglês vai ficar, certo? Por isso continue estudando com o Letras Academy, nossa plataforma de idiomas para quem ama música!

Aprender idiomas

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts